O Folio Paralelo

FOLIO Paralelo é o espaço das iniciativas locais, da programação autónoma de autores, editores e livreiros, da realização de propostas das instituições públicas e privadas, da presença dos parceiros e apoiantes do FOLIO, e de mostras individuais que tenham como objectivo final a promoção do livro e da leitura.

FOLIO Paralelo é, essencialmente, o local de encontros improváveis e informais entre autores e leitores mas é também o dos assuntos da actualidade que não sejam sujeitos de programação antecipada.

Sendo um espaço de geometrias imprevisíveis, que tanto decorre nos locais onde o FOLIO acontece como em locais inesperados, os promotores das iniciativas paralelas dispõem de um espaço, de um tempo, e de uma oportunidade, para engrandecerem o FOLIO e a Vila Literária de Óbidos com uma programação variada de lançamentos e apresentação de livros ou de sessões de autógrafos, de conversas, de exposições, de mostras.

O FOLIO Paralelo é também o espaço da autonomia onde os proponentes criam, promovem, produzem e realizam livremente as suas actividades em espaços, datas e horários que lhes forem cedidos e atribuídos pelo FOLIO.

Para o 1º FOLIO Paralelo estão agendadas 4 Conversas da Actualidade: muros, migrações e nacionalismos; “cultura e o que há-de vir”; “as eleições que todos queriam ganhar” e uma outra sobre a vida nas cidades, a reabilitação e o património. As editoras, os livreiros e os autores, individualmente, propuseram cerca de 80 sessões literárias envolvendo mais de 100 autores e apresentadores.

Representações teatrais, artes performativas, música e exposições completam as propostas FOLIO Paralelo que vão decorrer na Tenda dos Editores, nas Livrarias de Óbidos-Vila Literária, nas galerias, nos museus e em outros espaços municipais, em hotéis e restaurantes, em casas particulares, nas Casas dos Poetas e dos Bons Malandros.

O FOLIO Paralelo é um lugar maior do que nós e é o lugar onde os livros também podem encontrar as outras artes.

Coordenador José Pinho