O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos é um passo enorme na estratégia do desenvolvimento regional sustentável e diferenciador. Pensámos este evento com uma ambição e ousadia tão grandes como a confiança que os decisores que nos apoiam depositaram em nós, ao assumir, connosco, esta vontade de criar o melhor festival literário de sempre. Assumi, desde 2013, este posicionamento estratégico com o arranque da Óbidos Vila Literária: 11 Livrarias e milhões de livros a habitar e re-habilitar o espaço urbano e a economia sustentada numa estratégia criativa, inovadora e diferenciadora para todas as áreas de atividade económica. Mas, não basta ser diferente.
É preciso ser autêntico.
E é, também, isso que o FOLIO vem acrescentar à estratégia Óbidos Vila Literária. Chamar ao sítio dos livros as pessoas que os preenchem: autores, editores, leitores, artistas, alunos, professores e curiosos. Este festival não limita a literatura ao espaço do(s) livro(s), mas cria relações improváveis de humanização, compreensão e comunidade. O FOLIO tornará possível a convergência entre o espaço que a literatura ocupa e o espaço que se ocupa da literatura, ampliando a conceção e a possibilidade de multiplicar a cultura e os outros setores de atividade económica numa relação exponencial, onde a criatividade dá lugar à inovação. A literatura, através do livro, abre
a porta a um universo de possibilidades. É a partir desta estratégia que Óbidos, na lombada de milhões de livros e milhares de milhões de histórias, traça o caminho que abre a porta do mundo moderno e da nova economia de criatividade e inovação.
Assim, contamos anualmente, com centenas dos melhores criadores, largas dezenas de sessões literárias, ilustradores, conferências, espetáculos e exposições. O melhor da cultura lusófona e mundial estará em Óbidos, que será, nestes 11 dias, o local em que tudo acontece.
É pura ficção. É real. E todos estão convidados.
(adaptado de Humberto da Silva Marques)