FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos

O Folio é uma das capas e actualmente o maior cartaz – e a marca – de Óbidos, uma terra que escolhe a Literatura e os livros como bandeira. Uma terra que pelas suas características e história únicas é, ela própria, também um best seller.

O Folio recebe por ano e durante 11 dias dezenas autores (portugueses e estrangeiros). Alguns nomes maiores da literatura mundial. São 11 dias em que as ruas de Óbidos vibram com música, teatro, performance, cinema, tertúlias, mesas redondas e exposições.

Cada edição do FOLIO melhora a dinâmica cultural. Acolhendo prestigiados autores nacionais e internacionais, ilustradores, músicos, pintores, livreiros, poetas, professores, políticos, jornalistas e tantos outros. O programa contempla lançamentos, apresentações e sessões de autógrafos, conversas, debates e conferências, aulas, palestras e exposições e concertos.

O contato próximo entre autores e artistas com o público são uma das marcas do Festival. As actividades realizadas procuram sempre aprofundar esta relação de proximidade e de partilha. As residências criativas são exemplo disto e contribuem de forma marcante para a coesão territorial.

FOLIO é Festival Cultural organizado em FOLIO AUTORES (dedicado mesas de autores); FOLIA (com concertos, exposições, instalações, cinema, aulas, conversas, teatro, performances e espectáculos de rua); FOLIO ILUSTRA (envolve a comunidade de ilustradores a nível nacional marcado com a presença ainda de grandes nomes internacionais da Ilustração) o FOLIO MAIS – dedicado à feira do livro, aos livreiros, editores, lançamentos e apresentações de livros e FOLIO EDUCA.

Depois do Folio acabar, para voltar no ano seguinte, a Vila Literária continua. Essa nunca pára!

No dia 11 de Dezembro de 2015, Óbidos foi reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa da Literatura pertencendo ao diminuto clude de Municípios que integram a Rede de Cidades Criativas Europeias. http://www.cityofliterature.com/cities-of-literature/cities-of-literature/obidos/